Publicações
Projeto Jornalzinho Gaúsurdo
Autoras: Renata Ohlson Heinzelmann, Simone Andréia da Costa Dornelles
Resumo:
O Jornalzinho Gaúsurdo é um jornal virtual com um canal no youtube que tem o intuito de informar os surdos sobre eventos e acontecimentos da atualidade para a comunidade surda. A comunidade surda é constituída por surdos, familiares de surdos, tradutores, intérpretes e por todos aqueles que convivem e compartilham vivências significativas entre as culturas de surdos e ouvintes. Atualmente, as tecnologias tem favorecido aos surdos a se comunicarem e se informarem, dessa forma os surdos estão se apoderando e o projeto busca contribuir para que este empoderamento com informações atualizadas informando a comunidade surda através do jornal virtual em língua brasileira de sinais-Libras para o acesso imediato aos surdos e a comunidade surda. As finalidades do projeto são de saber quais as demandas de temáticas que a comunidade surda prioriza, buscar informações atualizadas sobre os acontecimentos na comunidade surda do Brasil, possibilitando a inclusão dos sujeitos surdos ofertando acesso as informações por meio deste jornal virtual.
Jornalizinho Gausurdo
Autoras: Maria Cristina Laguna, Luciana Cardoso Ribeiro
Resumo:
O projeto Jornalzinho Gausurdo – JG, já em sua segunda edição, existe com o propósito de levar informação para a comunidade surda. O projeto ocorre através de registros em fotos e vídeos de todas as ações da comunidade surda e posteriormente são noticiadas em Libras – Língua Brasileira de Sinais. Os vídeos são editados e são disponibilizados pelo canal JG administrado pela Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul – SSRS. Os eventos são organizados de acordo com a demanda da comunidade surda que deseja saber informações importantes como: cuidados com a saúde, informações da situação política no país, curiosidades e abordagens conceituais nas diferentes áreas. O projeto Bate Mãos é responsável por informar e levar conhecimento e formação para os usuários surdos.
Bolsistas dos projetos da área de Libras: oportunidade de conhecimento e convivência com a comunidade surda
Autoras: Gisele Maciel Monteiro Rangel, Maria Cristina Viana Laguna
Resumo:
O trabalho apresenta como as bolsistas dos projetos da área de Libras tem se sentido com relação as experiência e vivências com a comunidade surda. As bolsistas passam por um processo de seleção em que a Libras – Língua Brasileira de Sinais, mesmo que na fase inicial, é o principal critério de seleção, para tanto são selecionados estudantes do curso Técnico em Tradução e Interpretação de Libras ou estudantes surdos. Os projetos contam com 4 bolsistas, uma na pesquisa e as outras na extensão. Sendo que na extensão uma das bolsistas é surda. Apresenta-se inicialmente o Projeto de Pesquisa sociodemográfica de surdos em Alvorada que realiza coleta de dados documentais e busca identificar e compreender o perfil social e demográfico dos surdos alvoradenses a fim de que se proponham cursos FIC para esta população no Campus Alvorada.
Relato de experiência: a perspectiva do aluno ouvinte sobre as publicações do Jornal Gausurdo
Autoras: Mirlei Santos da Silveira e Renata Heinzelmann
Projeto de extensão Jornal Gaúsurdo
Autores: Carlos Velasques, Roberth Cesar da Silva, Renata Heinzelmann
Resumo:
O Projeto de Extensão Jornal Gaúsurdo é realizado através do IFRS Campus Alvorada e possui parceria com a Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul. A SSRS é uma instituição privada sem fins lucrativos, cujo objetivo é a defesa e luta dos direitos da comunidade surda de Porto Alegre. A associação foi criada em 1962 e ficou marcada na história da Comunidade Surda de Porto Alegre. Desde então, vem trazendo reconhecimento para a comunidade surda, estimulando a língua de sinais. Além disso, a associação proporciona atividades de ação social, programas de saúde, educação, cultura e entre outros para todas as idades. Apoiar o desenvolvimento desportivo, cultural, social e educacional da Grande Porto Alegre, consolidando e ampliando a difusão da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Além de ser uma referência como associação de surdos, reconhecida pela excelência e sustentabilidade de sua abordagem inovadora no desenvolvimento de atividades socioculturais, ambientais e educacionais que visem a integração da comunidade surda. A SSRS abrange surdos, pessoas com perda auditiva, professores de Libras, pesquisadores, familiares de surdos, idosos surdos, instituições, organizações governamentais e não-governamentais, profissionais da área, entre outros. Aliás, os esforços e atenção sempre se destinam a todos os públicos, em diversas faixas etárias e estratos sociais. O projeto utiliza-se da edição de vídeos e fotos para publicação em redes sociais. Esses conteúdos são para recordar momentos importantes e fornecer informações de interesse da comunidade surda. Normalmente, os tópicos são entretenimento, jornalismo, eventos e projetos institucionais. O Trello é um sistema de organização de tarefas utilizado pela equipe do Jornal Gausurdo indicar o material que está liberado para publicação. Além disso, também é um ambiente de anotação e registro. São registradas informações de reuniões realizadas e cargas horárias. A Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul segue firme como uma referência nacional na qualidade de maior associação de surdos do País, com mais de 200 associados ativos na instituição. No decorrer de 2022, a associação passou por algumas melhorias de design, reforçando a qualidade da sua identidade visual. Além disso, foram produzidos e publicados conteúdos no site e canais no YouTube. A equipe do Jornal Gaúsurdo segue desempenhando sua função como setor de comunicação dentro da associação.